quinta-feira, 12 de julho de 2007

artigo 1: Conhecendo JSON (não o JaSON)

Hoje gostaria de agradecer a Deus por todo o universo e pela força que o movimenta. Obrigado!

O termo JSON é o acrônimo de Javascript Object Notation (traduzindo: Notação de Objeto Javascript), e é divulgado pela http://www.json.org (aqui vc encontrará tudo), e que realmente (embasado em projetos nos quais o utilizei), é um método poderozíssimo para implementação de objetos em javascript.

Para que você meu amigo(a) e irmão(ã) leitor(a) possa entender, JSON é utilizado pelo Gmail, Orkut, Scriptaculous, JQuery, Dojo, etc... (acho que não preciso mencionar mais exemplos ;)) na interação do banco de dados com o browser do cliente.

Um de seus objetivos, além de agilidade na transição da informação, é "formatar" os dados para que sejam de fácil interpretação e manipulação.

É uma excelente opção, assim como o XML, para a transição de dados entre o servidor e o objeto XMLHttpRequest, que na utilização deste, deve ser recebido pela função eval() do javascript (ex.: var json = eval("("+objetoAjax.responseText+")") ), todos sabemos que esta seria mais uma forma inteligente e "viável" para manipulação dos dados pelo método responseText do objeto XMLHttpRequest(caso a resposta do servidor seja recebida por responseXML), pois caso a resposta seja responseXML aconselho a utilização de DOM (Document Object Models), que trataremos posteriormente noutros artigos.

Vejamos um exemplo (que deve ser utilizado em um arquivo html comum entre as tags de script javascript):


var json = { "rs" : [ { "nome":"aqui vem o nome ou valor dos dados" } ] }
alert(json.rs[0].nome); //exibe um alerta com o texto aqui vem o nome ou valor dos dados



A função do código acima é exibir na tela por intermédio de um alert (janela de mensagem do javascript), o texto referido.

Caso tenha dúvida, poste um comentário que o mais breve possível, tentarei saná-la.

Adair Commodo
Obrigado

Nenhum comentário: